Samba: leveza e romance não invalidam questão social relevante

Samba, filme francês de 2014, fala de uma questão muito séria: a imigração em países europeus e como são tratados os imigrantes irregulares, que não conseguem o visto permanente. O tema, bastante pesado, é apresentado com a relevância que lhe cabe neste filme. Mas é de uma leveza, de um carisma que causa risos e sorrisos o tempo todo.

Parte disso deve-se a atuação maravilhosa dos atores, especialmente o francês Omar Sy, o mesmo que ganhou o César por sua atuação no ótimo “Intocáveis” em 2011, que também é produtor de Samba. Seu porte físico contrasta com seu olhar meigo, com seu sorriso, com sua bondade. Mas a vida torna-se difícil justamente por que ele quer ser e permanecer ético.

Prestes à conquistar o certificado de chef em um restaurante famoso, o senegalês resolve procurar o consulado para tentar o visto permanente, após 10 anos de vida na França. Acaba preso, é julgado e ganha um documento de obrigatoriedade de deixar o país. Começam as desventuras, pois não há lugar para ele na França, não há trabalho, não há um nome e sobrenome. É preciso buscar artifícios para se manter, carteiras de identidade falsas, sub-empregos e fugir sempre das vistas dos policiais.

Ao mesmo tempo, inicia-se um romance com uma francesa interpretada brilhantemente por Charlotte Gainsbourg. Ela, executiva que surtou por Burn-out, trabalha em uma ONG que auxilia os imigrantes ilegais. Ao primeiro olhar, a paixão. E que paixão!

sambaTopo

Vale destacar a segunda dupla de personagens centrais: Tahar Rahim dá vida a um “falso brasileiro” muito animado e espirituoso, amigo do personagem de Omar Sy, que cai nas graças da personagem de Izïa Higelin (também trabalha na ONG). Ele é responsável por uma das cenas mais impagáveis do filme: quando dança para um escritório repleto de mulheres em pleno andaime. Nesse momento, a trilha sonora melancólica dá lugar para animadas músicas de Gilberto Gil , Jorge Ben Jor e Bob Marley.

Direção

Eric Toledano
Olivier Nakache

Elenco

Omar Sy | Personagem: Samba
Charlotte Gainsbourg | Personagem: Alice
Tahar Rahim | Personagem: Wilson
Izïa Higelin | Personagem: Manu

Samba está disponível o Telecine Play, gratuitamente para quem tem o pacote na TV por assinatura.

COMENTÁRIOS

Este artigo não possui comentários